A Criatura entrevista seu Criador

O Menino Maluquinho: Ziraldo, qual o livro que lhe inspirou ?

Ziraldo:

Vários livros me inspiraram… Mas o livro que mais me inspirou mesmo, que eu lembro com muito carinho, foi a Coleção Tesouro da Juventude.  Era uma coleção de livros, capa dura, com seleção de contos… A coleção tinha respostas para todas as perguntas da época.  Respondia coisas como ” Por que a terra era redonda?”, ” A produção industrial do Brasil e do Mundo”, enfim, todas as perguntas que podíamos fazer e precisávamos naquela época, era só procurar em um dos livros da Coleção.  Tinha capa dura, era bonitinha…

O Menino Maluquinho: Quem lhe deu o livro?

 Ziraldo:

Era o sonho da minha Mãe, tadinha, me dar aquela coleção… lembro que era o sonho inalcançável dela, porque era muito caro, caríssimo naquela época.  Ela ficava imaginando o quanto eu ficaria feliz em ganhar e eu sonhava que ela ia me dar. A maior felicidade dela foi que uma professora da minha escola conseguiu comprar para ela me dar… Mamãe teve a maior felicidade do mundo, chorava ao me presentear com a coleção. Eu lembro com muita emoção do sonho da minha Mãe de me dar aquela coleção.

O Menino Maluquinho:  Como foi com os colegas e professores na escola depois de ler a coleção?

Ziraldo:

Eu lembro que a Professora Regente me chamou e disse para que eu não falasse para os meus coleguinhas, que falasse para os outros o que eu sabia e que tinha lido no Tesouro da juventude…  A Professora Regente disse para eu ser mais “modesto” e não ficar me exibindo com o que sabia.

O Menino Maluquinho: Você considera que esse livro mudou a sua vida?

Ziraldo:

 Eu diria pra vocês que esta coleção, estes livros, não mudaram minha vida, mas me estimularam.  É… na verdade me estimularam. Foi um grande estimulante o Tesouro da juventude. Eu tinha uns 8 anos quando ganhei este presente da minha Mãe.
 Depois eu li Machado de Assis inteiro, li José de Alencar.

O Menino Maluquinho:  Você considera algum outro livro marcante em sua vida?

Ziraldo:

Também outro fato que me marcou foi quando li um filósofo que escreveu… O Dogma De Cristo… como chama o autor???… Ah! Lembrei :  chama-se Erich Fromm !

Era um pequeno livro contando quem era o Cristo.  Eu duvidava da existência deste Cristo divino, eu tinha muita angústia com relação a Deus, Cristo, e tudo mais… Sofria muito com esta dúvida.  Este livro me assustou muito, O Dogma de Cristo, de Erich Fromm. Isto mesmo, ele era um filósofo do segundo time, do segundo escalão da filosofia, mas eu me convenci.  Passei a acreditar em Deus. Passou a minha dúvida, fiquei em paz com Deus para tocar a minha vida. Erich Fromm era fácil de ler, não era muito complicado. Mostrava a passagem de Cristo pela terra.   Minha dúvida, naquela época, era se Deus havia criado o homem ou se o homem havia criado Deus… E este tema era um dos grandes problemas da filosofia naquela época. Erich Fromm me ajudou, fiquei em paz com Deus e com Cristo!

# ENTREVISTACOMZIRALDO.      # LIVROSDAVIDADEZIRALDO